Saúde: Taquaritinga reforça parceria com Hospital de Amor em encontro sobre prevenção do câncer de Colo Uterino

Compartilhe esta notícia:

Evento destaca importância da detecção precoce e estratégias inovadoras no enfrentamento da doença.

Na última sexta-feira, 2 de fevereiro, representantes da Saúde de Taquaritinga participaram ativamente de um encontro promovido pelo renomado Hospital de Amor, em Barretos, cujo foco principal foi o programa de prevenção do câncer de colo uterino. O evento, que aconteceu no teatro da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos, contou com a presença da Secretária de Saúde, Eleonora Pagliuso, da Coordenadora da Atenção Básica, Helen do Valle, além de enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

A parceria entre o Hospital de Amor e a Secretaria de Saúde de Taquaritinga está diretamente vinculada à meta de realização de exames de papanicolau em mulheres entre 25 e 64 anos, faixa etária prioritária para a detecção precoce da doença. No entanto, o programa destaca que mulheres de outras idades também podem se submeter ao exame.

A programação do encontro foi abrangente e informativa, incluindo a apresentação da história do Hospital de Amor desde sua fundação até os dias atuais, mapas das regiões dos municípios parceiros, destacando os anos de parceria com a Fundação PIO XII (mantenedora do hospital), e a explanação sobre a história da prevenção e os processos do programa de rastreamento do câncer de colo uterino.

Dentre os temas abordados, destacaram-se também o papel crucial dos agentes comunitários de saúde na divulgação e orientação do programa, os desafios e a importância da enfermagem na coleta e acompanhamento dos exames, as prioridades de convocação das mulheres com base nos resultados dos laudos, e a relevância das mensurações mensais das metas e das estratégias utilizadas.

O evento proporcionou ainda um espaço para que municípios parceiros apresentassem estratégias inovadoras no enfrentamento do câncer de colo uterino. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Saúde de Taquaritinga com a prevenção da doença e consolida a parceria com o Hospital de Amor, destacando a importância da cooperação para intensificar ações de saúde e promover o bem-estar da população.

Compartilhe esta notícia: